Dohko de Libra

cavaleiro de libra, cavaleiro de ouro, saint seyia, cavaleiros dourado, cavaleiros do zodiaco, cdz, gold saints, santurario, saga de hades,
Dohko de Libra
Constelação: Libra
Classificação: Cavaleiro de Ouro e Cavaleiro de Bronze no século XVIII
Idade: 249 Anos
Altura: 1,40(quando esta velho)1,70(jovem)
Peso: ?
Signo: Libra
Tipo Sanguíneo: A
Data de Nascimento: 20 de Outubro
Local de Nascimento: China
Local de Treinamento: 5 Picos de Rozan,China
Discípulos: Tema de Pégasus, Shiryu de Dragão e Ohko de Tigre Branco
Ataques: Cólera do Dragão e Cólera dos 100 Dragões
Poder especial: Pode voltar a ser jovem devido à técnica "Misopetha Menos"
Armas de Sua Armadura: Tridente, Barra Dupla, Barra Tripla, Tonfá, Espada e Escudo.
Descrição: Dohko (虎子), também conhecido por Mestre Ancião, é um dos personagens principais da série Saint Seiya, de Masami Kurumada.
Do japonês e Chinês, Pequeno Tigre.
Muitos acham que seu nome não corresponde a nada mais que isso, porém, existe uma lenda por trás disso.
A idealização de figuras fantásticas que expressem uma idéia ou uma intenção faz parte do imaginário oriental. E nós do Ocidente, quando ouvimos alguma alusão a tal simbologia, logo nos lembramos do dragão, a figura mais conhecida.
Símbolo de poder para os asiáticos, o dragão é uma combinação de partes de outros animais: cabeça de touro, língua de cobra, garras de leão e corpo de dinossauro. Naturalmente, são muitas as versões sobre a constituição de seu físico. Essa é apenas uma delas.
Já o tigre representa a força e a astúcia.
A relação tigre-dragão, antes da revelação do verdadeiro nome do Roshi (“Velho Mestre”, em japonês) e de sua tatuagem de tigre nas costas, era representada por Okko e Shiryu, no anime.
O dragão, que se associa à polaridade yang, e o tigre, de polaridade yin, expressam a harmonia do Cosmo, do Universo, segundo o pensamento chinês. Essa relação se exprime através do símbolo T’aichi T’u, a roda de Yin-Yang, expressão máxima do Taoísmo, e da filosofia chinesa em geral.
Dohko é o Cavaleiro Dourado de Libra que lutou na última Guerra Santa contra Hades no ano de 1743, onde somente ele e Shion de Áries sobreviveram.
Possivelmente a respossabilidade de Dohko de vigiar o selo de Hades para Atena é similar ao que Zeus fez depois da derrota dos Titãs, ele encarregou os hecatônquiros, gigantes de cem braços, para vigiar os portões do Tártaro e impedir que os Titãs saissem. Foi o que possivelmente serviu de inspiração ao anime.
armadura de ouro, cavaleiro de ouro, saint seyia, cavaleiros dourado, cavaleiros do zodiaco, cdz, gold saints, santurario, saga de hades,
Armadura de Libra
Após a Guerra Santa de 1743, Shion se tornou Grande Mestre do Santuário, e Dohko, ficou com o encargo de vigiar o selo que aprisionava Hades e seus 108 espectros. Para esse fim Atena concedeu a Dohko a técnica do envelhecimento retardado (Misopetha-Menos), que pemitiu que o coração dele batesse apenas 100.000 vezes por ano (100.000 é o número médio de batimentos diários do coração), assim, em 243 anos, Dohko envelheceu o equivalente a apenas 243 dias. Desde então, manteve-se fixo e em vigília nos Cinco Picos Antigos de Rozan, na China. Possivelmente para evitar que o selo que lacrava Hades fosse violado. Prova disso foi a luta de Dohko contra Alberich XIII, nos cinco picos antigos, embora o anime não deixe claro, mas com certeza este queria por algum motivo violar o selo de Hades e liberta-lo, sendo derrotado pelo Cavaleiro de Libra.
Durante a rebelião de Saga de Gêmeos, Dohko negou-se a comparecer ao Santuário, pois já havia percebido que Shion fora morto e alguém entre os Cavaleiros de Ouro assumira a identidade de Grande Mestre, tal atitude foi interpretada por alguns cavaleiros como um ato de traição. No entanto, com a queda de Saga após a Batalha das Doze Casas, Dohko assumiu o titulo de Grande Mestre do Santuário, mas sem jamais deixar os Cinco Picos.
Durante a Guerra Santa contra Poseidon, ele proibiu que os Cavaleiros de Ouro deixassem o Santuário.
Após o rompimento do selo de Hades, o Mestre Ancião deixa seu posto e parte para o Santuário. Lá, diante de um Shion ressuscitado, Dohko recupera sua juventude ao desfazer o Misopetha-Menos e volta a vestir a Armadura de Libra.
Após a batalha contra o deus dos mares, o selo de Atena se rompeu, libertando Hades e seus espectros. Dohko se dirigiu ao Santuário e acendeu o Relógio de Fogo dando início a uma Nova Guerra Santa. Graças ao Misopetha-Menos, Dohko tem a oportunidade de lutar com o mesmo físico e vigor de 1743.
A última aparição do cavaleiro de Libra na série cronológica é no Muro das Lamentações, onde, juntamente com os outros onze Cavaleiros de Ouro, se sacrifica para destruir o Muro e permitir que os Cavaleiros de Bronze chegassem até Atena.
No filme "Prólogo do Céu", Dohko, assim como os outros Cavaleiros de Ouro, tem sua alma selada
.Mestre Ancião também aparece no Filme "A Lenda dos Defensores de Atena", onde ele é quem revela aos cavaleiros sobre o passado sombrio de Abel e conta como este deus tentou destronar Zeus e se tornar o novo governante do Olimpo, ele apenas aparece fazendo diálogos com Shunrei e Shiryu, mas não age nem luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário